O evento, realizado na Unibes Cultural, comemorou o encontro de gerações e a diversidade cultural, social e ambiental que forma o tecido vivo do Sumaré. Como parte da programação, mudas de Cambuci, uma árvore nativa da Mata Atlântica, foram distribuídas, reforçando nosso compromisso com o meio ambiente e com o futuro dos bairros paulistanos.
Entre as vozes que compõem o e-book do Sumaré, estão nomes como o da atriz Karin Rodrigues, que aos 89 anos compartilhou a suas lembranças da época da TV Tupi, e de Valvina Duarte, 95, conhecida por sua trajetória no comércio local, que em 1937 originou a atual Real Pizzaria e Lanchonete, até hoje uma referência no bairro. As histórias também relembram figuras como Maria Helena dos Santos (in memoriam), fundadora da escola de samba Tom Maior, além de moradores que atuaram pela preservação ambiental e pela vida comunitária.
A força da convivência intergeracional
Tendo a participação de colaboradores e voluntários de diferentes gerações – de 18 a 83 anos –, o projeto surgiu com o propósito de valorizar a convivência comunitária, estimular as relações intergeracionais, preservar a memória e promover qualidade de vida nos bairros. Por meio das histórias contadas por quem conhece cada rua, cada árvore e cada mudança de perto – pessoas com 80 anos ou mais – a e-Editora faz também um convite à preservação da identidade cultural de São Paulo.
As experiências de quem ajudou a construir o cenário urbano e social da cidade – seja trabalhando, criando famílias ou participando ativamente da comunidade – trazem um conhecimento de grande importância para uma vida mais harmoniosa e que valoriza todas as gerações, o patrimônio arquitetônico, a diversidade e o meio ambiente urbano. Para a e-Editora, registrar essas narrativas é contribuir não apenas com o fortalecimento da identidade local, mas também com a construção de uma cidade mais conectada às suas raízes e mais aberta ao diálogo entre as pessoas de todas as idades.
O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU — ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) — e reforça o papel social da memória coletiva para o desenvolvimento humano e urbano.
👉 Quer conhecer mais sobre o Sumaré – A memória dos bairros de São Paulo pelos 80+? Acesse nossas redes sociais e confira cada detalhe: https://www.instagram.com/e.editoraoficial/. Em breve, a e-Editora vai divulgar novidades para a publicação do livro sobre o próximo bairro a integrar o projeto. Acompanhe!